O CET-IPB foi credenciado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia em 1968, tendo completado 50 anos de existência em 2018.

Dr. Alberto Affonso Ferreira foi o idealizador, o fundador e o primeiro responsável pelo CET-IPB. Juntamente com seu sócio, Dr. Alfredo José da Silva Porto, fez ver a Instituição na qual ambos trabalhavam a importância de se ter um programa de ensino e treinamento em Anestesiologia. A Instituição já contava com programas de especialização em Oftalmologia e Otorrinolaringologia e a implantação do ensino em Anestesiologia viria somar, visando colaborar com o desenvolvimento da especialidade de acordo com as finalidades propostas.

No Hospital de Otorrinolaringologia eram realizadas também cirurgias plásticas, gerais e pediátricas, entretanto, em número insuficiente para desenvolver o programa exigido pela SBA. Porém, a associação com Departamento de Anestesiologia do Hospital Vera Cruz, viabilizou a criação do CET. Essa parceria foi possível pela velha amizade entre os anestesiologistas do Penido Burnier e os Drs. Laércio Lobo de Moraes, Nivaldo Simões Correa, Geraldo Simões Chaib e Joaquim Negreiros Passos, anestesiologistas do Hospital Vera Cruz. Ficou estabelecido que a sede seria o Instituto Penido Burnier.

O primeiro médico em especialização do CET foi o Dr. Massami Katayama (1968), que, posteriormente, passou a ser um dos membros do Departamento de Anestesiologia do Instituto Penido Burnier.

Em 1969, o CET admitiu o Dr. João Lopes Vieira que já possuía o Título de Especialista, hoje chamado de Título Superior em Anestesiologia (TSA). O Dr. Vieira passou a fazer parte da equipe de Anestesiologia do Penido Burnier, hospital sede do CET.

Em 1973, foi fundado o Centro Médico de Campinas, um hospital geral multidisciplinar cujo Departamento de Anestesiologia foi constituído desde o início pelos médicos anestesiologistas do Instituto Penido Burnier. O surgimento do Centro Médico propiciou o crescimento do CET e o crescimento do Centro Médico propiciou o crescimento do Departamento de Anestesiologia e a formação profissional de vários especialistas. Desde 1973 até hoje os Departamentos de Anestesiologia do Instituto Penido Burnier e do Centro Médico de Campinas só admitiram Anestesiologistas formados no CET/IPB.

Em 1983 foi agregado ao CET/IPB o Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUCCAMP. Na época o Dr. Alberto Affonso Ferreira era professor da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP, que viu nesta associação uma forma mais ágil de viabilizar a Residência Médica em Anestesiologia naquela instituição.

Todos os hospitais agregados tiveram grande evolução e começaram a ser auto-suficientes para o desenvolvimento do programa de especialização em Anestesiologia. Em 2002, por sugestão da Comissão de Ensino e Treinamento e da Diretoria da SBA, o CET foi desmembrado em três CETs: CET do Instituto Penido Burnier. CET do Hospital Vera Cruz e CET do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUCCAMP.

Assim sendo passaram a fazer parte do CET os: Dr. Luiz Marciano Cangiani (1973); Dr.Luiz Fernando Alencar Vanetti (1974); Dr. Luiz Sant’Ana (1977); Dr. Martin Affonso Ferreira (1985); Dr. Antônio Márcio de Sanfim Arantes Pereira (1985); Dr. Eduardo Ren Nakashima (1986); Dr. André de Moraes Porto (1989); Dr. Túlio Antônio Martarello Gonçalves (1992); Dr. Eduardo Tadeu Moraes Santos (1996); Dr. Múcio Paranhos de Abreu (1997); Dr. Marcelo Negrão Lutti (1997); Dr. Ricardo Francisco Simoni (1999) e Dr. Luciano de Andrade Silva (1999); Dr. Luis Otávio Esteves (2005); Dr. Luis Henrique Cangiani (2005); Dr. Luiz Eduardo de Paula Gomes Miziara.

Hoje o hospital sede do CET/IPB é o Centro Médico de Campinas onde são realizados cerca de 1000 procedimentos anestésicos mensalmente, abrangendo todas as especialidades.

Os hospitais de Oftalmologia e de Otorrinolaringologia do Instituto Penido Burnier passaram a ser os hospitais agregados. No entanto, a secretaria e toda a estrutura administrativa do CET funcionam no Hospital de Otorrinolaringologia em sala própria, nas dependências da Fundação Affonso Ferreira, entidade que dentre suas finalidades estão a formação de especialistas e o incentivo à ciência e a pesquisa na área médica.

Desde a sua fundação, em 1968, o CET teve seis Responsáveis:
De 1968 a 1977: Dr. Alberto Affonso Ferreira
De 1978 a 1984: Dr. Massami Katayama
De 1985 a 1998: Dr. João Lopes Vieira
De 1999 a 2010: Dr. Luiz Fernando Alencar Vanetti
De 2011 a 2015: Dr. Eduardo Ren Nakashima
A partir de 2016: Dr. Luís Henrique Cangiani

A partir de 2013, em razão do desligamento dos componentes do CET do Corpo Clínico do Instituto Penido Burnier, o CET passa a ter a denominação CET SBA Centro Médico de Campinas, adotando o nome do Hospital – Sede.

Além disso, o antigo Hospital de Otorrinolaringologia passa a se denominar Hospital Santa Sofia e amplia as especialidades atendidas, em particular Oftalmologia, Cirurgia Plástica, Urologia e Ortopedia, além de Otorrinolaringologia.

Scroll to top